quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atividade 2 - Módulo 3 - Produzindo textos pertencentes a gêneros de diferentes esferas


Nesta atividade, deveríamos escrever, a partir da sequencia abaixo, uma

NOTÍCIA PARA UM JORNAL POPULAR,

colocando em prática o conceito de esferas de atividade

humana e sua relação com os gêneros do discurso.
Sabendo que dentre os diferentes gêneros textuais temos os textos informativos e, nestes, a noticia, que é bastante  presente no nosso cotidiano, pois para encontrá-la basta folhearmos algumas páginas do jornal, nos conectarmos à Internet ou até mesmo ligarmos a televisão em um determinado momento, escrever uma notícia, então foi a nossa tarefa que apresentamos a seguir.
Cada gênero possui um objetivo ao estabelecer a comunicação entre os interlocutores (pessoas envolvidas na fala ou na escrita). O objetivo referente a esta modalidade é a informação sobre acontecimentos ligados à sociedade em geral. 
Um detalhe de extrema importância que devemos estar atentos é sobre o tipo de linguagem estabelecida, ou seja, identificarmos se ela é formal ou informal, se há a participação do emissor (a pessoa que escreve ou fala) no sentido de emitir algum tipo de opinião, entre outros aspectos. A notícia, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de  forma adequada. 
De maneira geral a notícia é constituída das seguintes partes:
* A manchete ou título principal – Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida. 
* O título auxiliar – Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais. 
* O lide (este termo deriva de uma palavra inglesa – lead) – Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto? 
* Corpo da notícia – Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor. ( Kobs, s/d. Disponível em http://web.videoaulasonline.com.br/aprovaconcursos/demo_aprova_concursos/lingua_portuguesa_interpretacao_de_textos_para_concursos_06.pdf)
Especificamente, em um jornal popular, as notícias têm, ainda, as seguintes características:
  • Relato de fatos em ordem decrescente do que se supõe ser a informação mais importantes para o leitor.
  • Uso de linguagem mais popular.
  • Relato em terceira pessoa.
  • Presença de palavras que indicam precisão, tais como números, nomes e endereços completos.
                                               (in: Curso Leitura e Escrita no Contexto Digital - Modulo III - atividade 3)


A partir da inusitada sequência de eventos que segue, como se ela tivesse acontecido com alguém logo ao acordar foi proposto que cada grupo construísse um texto que, para nós, do grupo 1,  seria uma notícia para um jornal do tipo popular.


 Vejam, abaixo, as notícias produzidas:
  • Mistério no Edifício das Flores.
Fatima Lucy
  • Mistério no Bairro Esperança
Cristina Cantú
  • Apagou o Rival por Ciúmes da Faxineira
Regin@
  • Festa Termina em Tragédia
Ezequiel
  • Jornal do Condomínio Ypê
Sebastião
 Não deixem de comentar!!! 
JORNAL PRIMEIRA HORA
Mistério no Bairro Esperança
Mecânico tem rosto desfigurado!
Foi encontrado na manhã de ontem (29), no bairro Esperança na Zona Leste de São Paulo, o corpo do mecânico de automóveis Caio Rolando da Rocha, 38 anos.
Segundo a testemunha, M.C.F.(36 anos) enquanto tomava banho escutou a campainha de seu apartamento tocar por volta das 6h30min. Estranhou o fato de ter alguém tocando sua campainha tão cedo, e apressada vestiu seu roupão e encaminhou-se para a porta. Ao abri-la encontrou um homem caído em sua soleira todo ensanguentado, com uma faca enfiada no pescoço. Desesperada começa a gritar e percebe que não havia mais ninguém no corredor de seu andar. Com seus gritos os vizinhos acordam e saem de seus apartamentos formando um aglomerado de pessoas no corredor e em frente a sua porta. Um dos moradores R.J.V (45 anos) abaixa-se, toca o corpo e percebe que já está sem vida e com o rosto totalmente desfigurado com vários cortes. A moradora corre até seu telefone e aciona a polícia que ao chegar verifica os documentos da vítima e descobre através dos moradores se tratar do mecânico. O caso foi registrado e está sendo investigado pelo Delegado Alceu Gritto da 46ª DP.

Cris Cantú
JORNAL DO CONDOMÍNIO YPÊ
O vigia dorminhoco
Vigia é demitido por dormir em serviço!
Feito sonâmbulo caminhou ao banheiro. Escovava os dentes e lavava o rosto quando a campainha da porta chiou. Enxugou-se, atirou a toalha sobre a pia e se mandou até a porta. Por um momento vacilou, tentando acertar a chave na fechadura, até que abriu a porta e se deparou com um homem estendido na soleira. No corredor do edifício, ninguém. Abaixou-se com cuidado e com mãos trêmulas tocou num corpo frio, que lhe pareceu sem respiração, já expirado... Que sonho mais estranho aquele!...   Levantou-se num salto, passou a mão no celular, para chamar pelo 190... O chefe o interrompeu -  pediu para que saísse da guarita e, ali mesmo, o demitiu por justa causa – havia dormido no serviço.
Sebastião
FESTA TERMINA EM TRAGÉDIA
A polícia ainda investiga o caso
                        
Na manhã do último sábado, um cadáver foi encontrado num prédio de apartamentos da cidade de Varejo que deixou a cidade estarrecida.
         A Senhora Vânia dos Santos moradora do conjunto habitacional Belas Flores, recém inaugurado pela Prefeitura, disse que acordou, e enquanto o resto da família ainda dormia, resolveu ir a padaria. Quando descia as escadas viu uma pessoa jovem recostada na parede e logo pensou ser algum jovem alcoolizado, que não conseguiu chegar ao seu apartamento. Dona Vânia disse também, que passou rapidamente pela pessoa e foi até a padaria. Na volta percebeu que a pessoa estava no mesmo local e posição e resolveu ajudar. Quando tocou no jovem, ele caiu e, então, percebeu que ela estava sem vida. Tamanho foi o susto que dona Vânia disse ter saído correndo e gritando por socorro.
         A polícia foi chamada e de acordo com o relatório o jovem era Lúcio Lima, de 25 anos, estudante de medicina e filho do engenheiro da prefeitura, que segundo a família estaria participando de uma festa “hawe” a mais de dois dias. Exames preliminares disseram que Lúcio apresentava indícios de overdose e muitos hematomas pelo corpo.
         A polícia vai averiguar as causas da morte do rapaz e, o local da festa e por que o corpo foi parar no conjunto habitacional. O relatório completo sai em trinta dias. Enquanto isso fica o alerta da polícia para que as famílias procurem saber sempre onde os filhos estão e os grupos ao qual pertence.

 Ezequiel Filho

Jornal Tensão
Av. Osvaldo Ribeiro, 42- Centro-Juquiá/SP
telefone (19) 8124 9342

Pág.2- Policial
Mistério no Edifício das Flores
Homem aparece morto. Ainda não há suspeitos
Aconteceu na manhã de segunda feira 16/4, no Edifício das Flores, Rua Jales, nº 42 – 6º andar, quando a jovem Rosana M. Silva, 23 acordou atrasada para o trabalho, ouviu a campainha e ao atender não viu ninguém.... Levou o maior susto. No silêncio daquela manhã, ainda escuro, deparou-se com um homem caído na soleira de sua porta, com a boca sangrando. Colocou o dedo e ele já estava frio.. Morreu ali mesmo. Nervosa, chama a polícia e descobre que era um foragido da cadeia  Marcos Oliveira de 32 anos , e no bolso dele havia  exatamente o endereço dela com a mensagem de “queima de arquivos” com detalhes de sua rotina. Este acontecimento apavorou o bairro. A polícia foi  chamada e estão investigando o caso.
Fatima Lucy
APAGOU O RIVAL POR CIÚMES DA FAXINEIRA
                                 TRIÂNGULO AMOROSO: FOI AO MERCADO E ACABOU COMPRANDO A PRÓPRIA MORTE!
O desempregado Maicon Jackson dos Santos, de 44 anos, foi baleado e morto, na madrugada de anteontem, na Rua Sete, nº 43, em Cruz das Almas (zona sul de São Paulo).
(foto: João de Deus)
                                                   O suspeito (foto menor) está foragido, mas a polícia espera prendê-lo nas próximas horas
Maicon foi alvejado com quatro balas no corredor de acesso ao quartinho onde morava com sua amante Maria da Penha, 25 anos, faxineira, que encontrou o corpo, ontem, de manhã, ao sair para o trabalho.
Segundo informações de Maria da Penha à polícia, o suspeito dos disparos seria Raimundo Nonato, que teria matado Maicon por vingança, visto ser seu antigo namorado.
Ainda segundo Maria da Penha, no dia anterior, Raimundo Nonato, ao encontrar Maicon no mercadinho da vila teria ameaçado de morte o seu amante dizendo que ele não compraria mais nada, que ele estava comprando a própria cova!
Regin@ Massa Rezende Datena , especial para o "Jornal do Povo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário