quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atividade 5 - Módulo 4 - Relato Reflexivo

Esta atividade propunha-nos a elaboração de um relato reflexivo que contemplasse os seguintes pontos:
a) O processo pelo qual passamos neste curso e as possíveis contribuições para o nosso trabalho, em nossa disciplina, com as práticas de leitura e escrita;
b) Uma reflexão sobre como foi a produção de textos para o contexto digital e a composição do blog
c) Outros pontos necessários.
O relato reflexivo pode ser compreendido como um gênero discursivo feito em 1ª pessoa, de forma subjetiva, detalhada, geralmente em linguagem coloquial. O assunto é abordado de forma a destacar a participação e o ponto de vista do enunciador sobre o que é relatado, ou seja, sobre fatos ocorridos no passado. Por isso mesmo o tempo verbal utilizado, é o pretérito perfeito... e que: relatar – comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Exemplos: relato de experiências vividas, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc. (SCHNEUWLY. B; DOLZ, J. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004 Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro). (textos obtidos no Módulo 4 do Curso Leitura e Escrita no Contexto Digital)

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo;
se é triste ver meninos sem escola,
mais triste ainda é
vê-los sentados enfileirados em salas sem ar,
 com exercícios estéreis,
sem valor para a formação do
 homem. "
Carlos Drummond de Andrade

RELATO REFLEXIVO

Este curso proporcionou-me novas e desafiadoras ações em uma área que eu considero fundamental na escola: o desenvolvimento de capacidades relativas à leitura e escrita, visando à ampliação do letramento geral e digital, bem como o incremento de minha formação profissional, no que diz respeito ao trabalho pedagógico com a leitura e a escrita junto aos docentes, nas escolas de meu setor de supervisão.
A experiência de um curso que tratou da leitura e escrita foi enriquecedora, ampliando minhas capacidades de compreensão e produção de texto e muito importante para meu crescimento profissional, pois me possibilitou, além da teoria, o contato e a interação com os colegas e mostrou-me novas possibilidades de trabalho, fornecendo subsídios para que pudesse conhecer opções didáticas para o trabalho com novas práticas, possibilitando melhores situações de ensino-aprendizagem que serão repassadas aos professores, nas escolas.
Este curso me possibilitou,  fundamentalmente, ainda, o conhecimento e a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação, por meio do uso do AVA e da construção de um blog, de maneira colaborativa, em grupo e mostrou-me como ainda estamos caminhando nesse sentido: a interação ainda é difícil em termos gerais; proporcionou-me, também, a reflexão de diferentes capacidades e competências leitoras e de produção de textos com destaque para textos em gêneros de circulação na mídia na esfera do jornalismo impresso, crônica, interrogatório...; proporcionou, ainda, a reflexão sobre a transdisciplinaridade inerente às práticas letradas de linguagem nos espaços sociais contemporâneos, de forma a possibilitar a transformação da realidade disciplinar atual da escola, de maneira a se propor práticas de ensino mais condizentes com a realidade de nossos alunos que conduzam a práticas letradas de formação efetiva do “cidadão crítico e participativo”.
Acredito que avancei muito em direção a um novo tipo de interação escola /aluno / tecnologia: Aprendi a valorizar- porque aprendi a utilizar- a tecnologia como aliada na busca de um ensino– aprendizagem mais compatível com as necessidades dessas novas gerações que estão chegando e já existem em nossas escolas.
Agradeço aos meus colegas de curso, em especial os do meu grupo (1), pelo aprendizado solidário e colaborativo: Fátima Lucy, guerreira, (adorei trabalhar com ela!), Maria Cristina, Elisabete, apesar de não termos tanto contato, também foram muito importantes; Ezequiel e suas reflexões (que história de vida bacana!), Sebastião, que me presenteou além de tudo o já citado, com palavras bonitas, “de coração”... Enfim... FOI MUITO BOM MESMO!!!
As experiências e os conhecimentos demonstrados por toda a turma 64 foram fundamentais para o meu desempenho.
Agradeço imensamente, também, a tutora Vera, pela presença constante e pelo apoio e incentivo, elementos fundamentais para que eu pudesse participar e ter pleno aproveitamento desse curso.
Que venham os outros cursos de Práticas de Leitura na Contemporaneidade!!!!!!

Regin@

________________________________________________________________________

RELATO REFLEXIVO

O curso para mim foi bastante importante, pois, revelou que  minha curiosidade em aprender continua mais viva do que nunca. Falo isso porque já me encontro na supervisão, não tenho mais contato direto com alunos em sala de aula, mesmo assim estou bastante interessado na linguagem eletrônica, pois, como vimos no texto da Magda Soares, logo no início dos trabalhos, esta linguagem está alterando o aspecto cognitivo com a introdução da leitura e da escrita na tela. Vai me ajudar muito na minha escrita, já que tenho o hábito de escrever diariamente.

Outro aspecto importante foi a construção do blog, algo mais ou menos novo para mim. Ali tive a experiência mais marcante do curso. Percebi que o trabalho virtual não significa trabalho individual, solitário, frio, desumano. Nas minhas dificuldades para me introduzir no blog contei com a generosidade dos colegas, notadamente, Regina e  Fátima a quem sou muito grato.

Gostaria muito que o nosso blog continuasse, assim como a nossa troca de mensagens. É uma maneira de mantermos atualizados e, curtindo, acima de tudo belas e novas amizades, mesmo que virtuais. Até sempre!


Seba

_____________________________

RELATO REFLEXIV0

Como educadores, cabe-nos defender a ideia de que as competências leitoras e escritoras são de responsabilidade de todas as áreas.  Para mim, este curso veio ratificar esta premissa agregando a tecnologia que sabemos não podemos ficar às margens desta cultura digital e devemos estar sempre abertos à aprendizagem destas novas tecnologias. Este curso veio ao encontro destas necessidades. Timidamente no início, pensávamos muito para nos posicionarmos pensando no leitor, construindo frases bem elaboradas para melhor fazermos entender nossos raciocínios e com a trajetória  do curso, nossos amigos virtuais foram se aproximando mais (que bacana) e a tutora Vera acompanhando e fazendo a mediação com o objetivo de propor um trabalho bastante participativo. Como mencionou a amiga Regina (grupo 1) também considero que nosso grupo foi bastante participativo e faço das palavras dela, a minha (fizemos boas amizades, a Regina sempre atenciosa, solícita me auxiliando e também aos demais do grupo). A construção do blog foi muito interessante (perdia arquivo, editava e errava, arrumava, perdia, encontrava rsssss) vi que o ditado "errando é que se aprende" se aplicou muito nesta construção do blog. Nossos amigos Super Regina (super é super mesmo),Bethy, Maria Cristina, Ezequiel (que história linda) e Sebastião(uns com mais contatos outros nem tanto, mas com ensinamentos. Este curso também proporcionou a familiaridade em curso EAD e assim,  quebrar o preconceito que muitas pessoas têm com curso à distância. Posso assegurar que há muito aprendizado, basta firmar os propósitos de querer aprender. Hoje, na escola, não podemos ignorar esta prática digital. Navegar por entre os diversos gêneros textuais também foi uma estratégia de conhecermos os textos e suas esferas de circulação, partindo para a realização das atividades com  ações hipotéticas onde predominava a criatividade dos cursistas o que enriqueceu muito para escolha lexical objetivando um produção bastante interessante ao leitor. Para concluir, deixo meus agradecimentos à tutora Vera que com muita competência e dedicação conduziu este curso e aos amigos, mesmo que virtuais, já estão em meu caderninho de AMIGOS.... Até o próximo curso!!!!!

Fátima Lucy




_____________________________________________________________________
RELATO REFLEXIVO

            Como já disse em algum momento nesse curso, qualquer aprendizado só vem enriquecer mais a cada um de nós, aumentar nossas capacidades, competências e habilidades promovendo com isso mais motivação em nossos alunos e uma construção de conhecimento mais segura e profunda.
            Já é conhecido pelos professores de minha escola o quanto gosto do trabalho com os alunos na sala de vídeo e na sala de informática. Usar as novas tecnologias, a internet e aulas dinâmicas favorecem o aprendizado dos alunos e tira o professor do giz e lousa. Por isso, temos vários projetos caminhando nesse sentido. É pena que não possamos ter na mesma escola mais salas de vídeo e informática para que mais professores pudessem usar. Eles disputam os horários disponíveis dessas salas.
            Este curso veio aumentar minha capacidade de gerir melhor os projetos e ajudar mais os professores, junto ao meu trabalho Coordenação Pedagógica. Conhecer melhor as novas formas de leitura e escrita me darão suporte para que possa colocar a minha Escola e meus Alunos no caminho certo da Educação com Qualidade.
EZEQUIEL

_____________________________________________________________________________
RELATO REFLEXIVO

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem."
                                      ( Mário Quintana
Ao iniciar este curso minha expectativa era muito grande, estava apreensiva, imaginando como seria. Confesso que fiquei preocupada em não conseguir corresponder, mas nossa tutora Vera Lúcia, uma grande incentivadora me fez perceber que tudo iria dar certo. Essa nova experiência em trabalhar a linguagem tecnológica de informação e comunicação de maneira colaborativa foi muito prazerosa e tranquila.
Implantar o uso da internet no ensino é um desafio para a escola e professores e este curso fez com que nos familiarizássemos e aprendêssemos a utilizar essas novas ferramentas de trabalho e com isso ampliar nossa prática pedagógica, fazendo com que a aulas se tornem mais atrativa, favorecendo o aprendizado do aluno. A tecnologia veio para acabar com o método GLS (giz, lousa e saliva), ela veio para ampliar os horizontes tanto dos professores quanto dos alunos.
É essa a nova realidade da educação, formar cidadãos capazes de aprender a aprender e utilizar essas ferramentas para articular as informações na construção constante de seus conhecimentos.
Meus sinceros agradecimentos a Tutora Vera Lucia, que com sua calma conseguiu nos levar até o final do curso e a todos os demais colegas do grupo I, Sebastião, Fátima, Elizabete, Ezequiel e Regina que apesar da correria do dia-a-dia, sempre tinham uma palavra de incentivo e carinho.
Um Beijo grande a todos e até o próximo curso! 
MARIA CRISTINA


Nenhum comentário:

Postar um comentário